7 passos principais para a reeducação alimentar

Fonte da imagem: pexels.com

Muito se escuta sobre a alimentação saudável, a necessidade em ingerir 2 litros de água por dia e de praticar um exercício físico regularmente.

De fato, essas práticas são importantes. Mas se é uma informação tão clara, dita e ouvida em tantos lugares o tempo todo, o que falta para as pessoas darem o passo inicial nesse caminho e, principalmente, se manterem nessa vida mais equilibrada?

A resposta é: uma reeducação alimentar de qualidade, que aborde sobre hábitos e comportamentos alimentares saudáveis.

Portanto, se liga nesses 7 passos principais para iniciar uma reeducação alimentar e dê o start para aprimorar a sua qualidade de vida:

  • Passo 1: Realize trocas saudáveis.

Não somente em relação a refeições – como trocar uma bolacha de água e sal por uma fruta, mas também em relação à escolha e preparo dos alimentos.

Exemplo: untar a frigideira com um pouco de óleo ao invés de despejá-lo nela; preferir preparos assados no forno, air-fryer, cozidos e grelhados ao invés de fritar; preparar marmitas ou selecionar opções mais caseiras para o almoço num dia corrido; entre outros diversos costumes.

  • Passo 2: Reorganize vários pontos da alimentação.

Estilo de vida saudável não é deixar as verduras ressecando na geladeira e levar as frutas para passear no trabalho não, viu?!

Brincadeiras à parte, pegue seu bloquinho de notas e organize pontos como:

Lista de tarefas: liste tudo o que você precisa fazer a curto e médio prazo, seja organizar os armários da cozinha, fazer compras, agendar horário no nutricionista e se matricular na academia.

Cardápio semanal: defina um café da manhã e tarde com frutas, refeições principais variados com um carboidrato (ex: arroz, macarrão, batata, mandioca), proteínas (ex: carne, frango, peixes, ovos), leguminosas (ex: feijão, lentilha) e muuuita salada variada (ex: folhosas e hortaliças), varie e experimente!

Lista de compras: selecione de acordo com o cardápio o que está faltando em casa, bem como opções para lanches, como ingredientes para crepioca, sanduíche natural, mingau de aveia, e claro: pastinha de amendoim da Better PB para trazer muito sabor e nutrientes para o seu dia.

  • Passo 3: Escute e respeite os sinais do seu corpo.

Evite pular refeições, negligenciar seu sono e cansaço ou ignorar a sua sede. Você recebe sinais o tempo inteiro de si mesmo e é importante respeitar isso.

  1. Seu corpo precisa de nutrientes vindos de refeições variadas e constantes ao longo do dia;
  2. Ele também precisa de sono de qualidade para repor suas energias e regular hormônios importantes;
  3. Precisa descansar para repousar e manter a saúde mental equilibrada;
  4. E, por mais que você possa achar que não sente sede, o seu corpo te mostra que precisa quando você está com a boca seca, cansado, com o intestino preso ou com dores de cabeça.
  • Passo 4: Aprenda a desaprender.

É quase impossível crescer sem ter acesso ao tanto de informação que as pessoas e a mídia trazem. Elas estão em todo lugar, inclusive as incorretas ou falsas.

Portanto, permita-se desaprender de crenças limitantes, pensamentos errados e mitos da nutrição. Quando te dizem que um alimento é vilão, que o pão não é saudável ou que pasta de amendoim engorda, isso é falso. Desprenda-se e se necessário, busque informação em plataformas verídicas e com profissionais capacitados.

  • Passo 5: A rotina é corrida? Gerencie seu tempo!

Estamos sempre na correria, com várias tarefas para concluir, sem tempo para nada que não seja prioridade. E aí é que tá: por que você e sua qualidade de vida não são prioridade ainda?

Existem atos simples que podem te fazer ter uma rotina mais saudável de forma acessível. Exemplos:

  1. Retire de 1 a 2 horas de apenas um dia para preparar marmitas para a semana toda;
  2. Restrinja seu tempo de tela do celular, coloque um cronômetro de 15 minutos para dar aquela checada nas redes sociais e depois volte às suas tarefas;
  3. Respeite seus horários para acordar, trabalhar, descansar, intervalo para se alimentar e hora de ir dormir.
  • Passo 6: Aprenda a lidar com os imprevistos.

Os imprevistos da vida sempre aparecerão, a questão é: como você lidará com eles?

O que você puder manter da sua rotina saudável nos dias atípicos, mantenha. Isso não significa que você não pode sair numa sexta-feira à noite para comer um hambúrguer com refrigerante. Significa que no dia seguinte, você pode acordar de manhã e fazer uma batida de leite com banana e Better PB para se manter nos trilhos.

  • Passo 7: Comprometa-se consigo mesmo!

É importante que você decida e se comprometa em aplicar esses novos hábitos saudáveis, buscando realizar o que precisa ser feito, sem deixar as desculpas falarem mais alto.

As decisões que tomamos refletem muito na nossa vida e precisam ser levadas a sério. Tenha comprometimento o suficiente consigo mesmo, assim como você se compromete com um trabalho importante, relacionamento amoroso ou projetos significativos. Você também deve ser uma prioridade!

Agora não tem erro, né?! As informações além da “alimentação equilibrada” e “beber água” foram dadas. Basta você fazer acontecer e contar pra gente depois como está sendo a sua experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A BetterPB utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site e com a nossa marca. Ao clicar em "Aceitar" você concorda com isto e com a Política de Privacidade.